Se o Porto é Alegre, as Pessoas são Ativas!
Não é de hoje, nem é só aqui em Porto Alegre, mas as pessoas parecem estar se cansando de esperar que iniciativas públicas e privadas resolvam de forma definitiva problemas sociais e urbanos, e estão começando a desenvolver iniciativas independentes, ou seja, estão arregaçando as mangas. Algumas atividades bem bacanas têm ocorrido em Porto Alegre, a partir de ideias e ações de pessoas que não se resignam e resolvem encarar os problemas da cidade proativamente e com muita criatividade. Os coletivos e projetos a seguir são alguns exemplos da cidade que, com originalidade e iniciativa, podemos fazer parte das mudanças que queremos.
Projeto Vizinhança
Foto tirado da página do projeto vizinhança no facebook.
O Projeto Vizinhança surgiu em 2012, numa iniciativa de Márcia Braga e Aline Bueno, e propõe uma reflexão sobre o cotidiano das pessoas, e suas relações de identidade e convivência. A ideia é ocupar temporariamente espaços ociosos – casas que serão demolidas e terrenos abandonados, por exemplo -, e torná-los cenário de diversas manifestações culturais, como oficinas e exposições de arte, integrando vizinhos e fortalecendo laços. Da sua criação até hoje, o projeto já realizou sete edições, que mobilizaram mais de mil pessoas em torno de atividades artístico-culturais. A última empreitada das criadoras do Projeto Vizinhança foi a realização de um crowdfunding para o financiamento do Depósito dos Sonhos: banco de materiais necessários para eventos (como microfone, caixas de som, projetor etc), que além de serem usados pelo próprio projeto, também serão disponibilizadas a outras iniciativas que não tenham acesso a estes recursos. Outros grupos, produtores, coletivos que precisem destes equipamentos, poderão pegar emprestados sem nenhum custo. O crowdfuding atingiu sua meta: teve 167 apoiadores, arrecadou além dos R$ 8 mil iniciais, distribuiu várias recompensas, e vai viabilizar o Depósito dos Sonhos e as próximas edições do projeto.
Shoot the Shit
Foto retirada da página da Shoot the Shit da atividade Cinema na Anita.
O outro exemplo bem sucedido é o Shoot the Shit, “coletivo de criação e execução de ideias que tem a cidade como plataforma”, nas palavras de seus idealizadores. Criado em 2010, o Shoot the Shit vem desde então realizando intervenções urbanas inusitadas, com o objetivo de alertar para problemas de Porto Alegre, além de servir de inspiração e despertar a cidadania e o cuidado em seus moradores. De lá até aqui já foram realizados diversos projetos; o mais famoso até agora é o “Que ônibus passa aqui?”, que teve como objetivo chamar a atenção das autoridades sobre um grave problema da capital gaúcha, que é a falta de sinalização nas paradas de ônibus. O coletivo realizou um crowdfunding para arrecadar fundos para a impressão de adesivos com a pergunta “Que ônibus passa aqui?” e um espaço em branco, que deve ser preenchido de forma colaborativa pelos próprios passageiros; estes são convidados a participar, completando as informações sobre que ônibus passam naquela parada. Em dois dias de crowdfunding, o projeto já tinha arrecado R$ 1.500, e chamado a atenção da EPTC, que ofereceu uma parceria para desenvolver a ideia. O vandalismo, porém, fez a EPTC recuar na proposta original, então temos que aguardar para saber como esta questão irá se desenrolar.
4° Distrito
Foto tirada do post do Rabiscando Ideias do Felipe Freitag.
Mais uma iniciativa relevante criada por conta da solicitação da própria comunidade é o Grupo de Trabalho 4° Distrito. Seu objetivo é formular diretrizes, projetos e programas para melhorar o espaço urbano, buscando o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida. O 4° Distrito é uma grande área composta por seis bairros (Floresta, Navegantes, São Geraldo, Farrapos, Humaitá e Marcílio Dias), próxima ao Rio Guaíba, e ligada Centro por duas grandes vias, a R. Voluntários da Pátria e a Av. Farrapos. Possui vários setores de interesse histórico e cultural, inclusive com casario inventariado. A área tem recebido investimento público para infraestrutura, habitação e estruturação viária, e ações do setor privado também se encontram em andamento. Futuras estações de metrô também estão previstas para a região. O GT conta com a participação da comunidade, e de secretarias e órgãos do governo municipal. Para fazer parte da equipe, basta entrar em contato através do email (4distrito@spm.prefpoa.com.br).
Conhece algum projeto legal em Porto Alegre? Deixa a dica ai nos comentários que vai pra um próximo post sobre o assunto ;)
Texto em colaboração com a Maísa Del Frari.