Porto Alegre, Brasil

Porto Alegre agora faz parte da Sharing Cities Network - uma rede de cidades colaborativas incentivada e estruturada pelo Shareable e que visa conectar pessoas e informações, projetos e ações, coletivos e ativistas, e empresas que trabalham na lógica da colaboração por um mundo melhor.

Nesta página serão consolidadas e centralizadas informações acerca de projetos, coletivos, ações, entidades e processos colaborativos em andamento na cidade de Porto Alegre. Nos próximos meses realizaremos o mapeamento destes agentes e facilitaremos o acesso a estas informações às outras cidades partes da Sharing Cities Network. Esse processo seguirá o mesmo conceito e valores do shareable, agindo como um hub entre pessoas e informações.

 

Para marcar a entrada de Porto Alegre nesta rede de cidades, será promovido o primeiro ShareFest Porto Alegre.

 

ShareFest Porto Alegre: Festival de Cultura e Economia Colaborativa

ShareFest Porto Alegre combina economia colaborativa e educação para criar ambiente vivo de aprendizado, troca de ideias, criação de valor pela troca de conhecimento e transformação social. Este festival faz parte do movimento #sharingspring e marca a entrada de Porto Alegre na Rede de Cidades Colaborativas, iniciativa do Shareable.net (www.shareable.net/ ), organização que mapeia e conecta cidades inteligentes ao redor do mundo.

Durante um dia vamos criar um ambiente de transformação com a troca de experiências entre as pessoas, destacar projetos e ações existentes, debater desafios e criar oficinas, dinâmicas e experiências para ampliar o entendimento do que é, como funciona, que impacto tem na sociedade e conhecer quem já trabalha de maneira colaborativa. Juntando empreendedores e inovadores sociais, líderes de ONGs e empresas, ativistas e entusiastas em um lugar para criar uma visão comum de uma sociedade colaborativa na qual os valores humanos são a força motriz e o bem-estar social o objetivo principal.

Uma nova realidade só precisa da vontade das pessoas para nascer! Porto Alegre apresenta processos colaborativos em praticamente todas as áreas da sua cadeia produtiva, além de ser exemplo de mobilização na luta por direitos e bem-estar social. Buscar soluções criativas para os desafios que muitas vezes não ganham atenção ou problemas que não são plenamente solucionados por políticas e administrações públicas é o caminho que está sendo trilhado por muitas e muitas cidades, partindo da mobilização e mudança de perspectiva dos próprios indivíduos que as compõe.
 

O evento é uma iniciativa aqui do Shareable.net, é organizado de maneira local e independente e tem cunho educativo. Serão oferecidas 50 horas de atividades gratuitas à comunidade de Porto Alegre tratando de temas como Sustentabilidade, Arte, Empreendedorismo Social, Mobilidade Urbana, entre outros.

Criado para celebrar e promover a colaboração local e o empoderamento social, o Festival trata de temas como compartilhamento de recursos, modelos sustentáveis para criação e distribuição de bens e serviços, educação e cooperação. O ShareFest Porto Alegre acontece no dia 19 de julho, das 9:00 às 20:30 horas, na Casa de Cultura Mario Quintana - mais informações em www.facebook.com/sharefestportoalegre.

Planejado, organizado e produzido por um grupo heterogêneo de pessoas ligadas às mais diversas áreas de interesse, o Festival angariou colaborações de empresas da iniciativa privada e de coletivos e cooperativas. Sem fins lucrativos, busca criar um dia em que as pessoas colaboram para que mais pessoas aprendam e descubram o poder da colaboração e do compartilhamento de recursos.

Para a organização do evento, o ShareFest contribui para Porto Alegre se tornar uma capital cada vez mais colaborativa. “O festival está sendo totalmente co-criado a partir da colaboração. Seja o conteúdo, sejam os recursos materiais necessários, tudo está sendo viabilizado e oferecido a partir da colaboração das pessoas, empresas, marcas, projetos, instituições e coletivos que acreditam na colaboração. O objetivo principal do evento é estimular a cultura e o trabalho colaborativo para transformar Porto Alegre em uma cidade inteligente, onde os recursos e espaços são compartilhados e na qual o bem estar das pessoas é a força motriz que se transforma em movimento e dita os rumos dos processos” comenta Philipe Martins que, ao lado de Alessandra Guglieri, são os conectores locais do Shareable e co-organizadores do festival em Porto Alegre.

 

INSCRIÇÕES

As inscrições nas atividades poderão ser realizadas através da plataforma de aprendizagem colaborativa www.noslab.com.br - um dos colaboradores do festival. A partir do dia 23 estarão disponíveis para inscrições as 10 primeiras atividades que compõe o festival, abertas a qualquer pessoa interessada pelos temas abordados. Outras atividades terão inscrições abertas no decorrer das próximas duas semanas.

As inscrições serão gratuitas, entretanto há a opção de colaboração financeira com o festival para custeio de insumos das atividades e dos recursos materiais necessários. Além disso, todos os participantes serão convidados a levar alimentos não perecíveis e roupas para repasse a instituição a ser definida.

Saiba mais sobre a economia colaborativa em Porto Alegre aqui!

Nos informe se você gostaria de se evolver com projetos colaborativos em Porto Alegre.

Inscreva seu evento para ativar mais colaboração em Porto Alegre!

Encontre recursos, iniciativas, coletivos, eventos e notícias locais